É muito legal a gente ver as pessoas com a seguinte mentalidade: “pessoa boa, situação ruim”. Vamos ver o que isso significa, como ajuda e como isso funciona aqui.
Nosso cérebro é preguiçoso. Ele cria uns truques para economizar energia. Um desse truques é colocar rótulos nas pessoas. Resumimos toda uma vasta complexidade de um ser humano, com tantas facetas e detalhes, numa única palavra: “chato”, “bobo”, “malvado”. Pronto! Resolveu. Não precisa mais analisar a pessoa.
Mas isso não é legal. E não é verdade.
Você não sabe pelo que as pessoas estão passando. Você acha que sua vida está difícil? Mas a do outro pode estar cem vezes pior.
Então, se a pessoa está agindo de forma ruim, trabalhando mal, agindo com raiva, pergunte: o que está levando essa pessoa a estar assim?
A pessoa é boa, mas está numa situação ruim.
Como posso ajudar a mudar a situação dela? Só essa mentalidade de ver o bem e querer ajudar, lhe faz um ser humano melhor e, portanto, lhe faz se sentir melhor.
A visão do yoga é que somos todos centelhas divinas, puras e perfeitas em nossa essência. Todas as impurezas e erros surgem de nos metermos em situações ruins, em esquecimento e distanciamento da realidade transcendental.
Quando pulamos a etapa de julgar e rotular os outros de forma depreciativa, podemos progredir para a solução.
A primeira parte da solução é ajudar os outros: compaixão. Ao invés de só criticar, podemos estender a mão. Talvez uma simples palavra de apoio, um simples elogio, seja suficiente para mudar o dia de uma pessoa e empurrar ela na direção certa.
A segunda é o perdão. A pessoa age mal e pensamos: “ah, está numa situação difícil, desejo-lhe dias melhores”.
Essas duas emoções, compaixão e perdão, são altamente benéficas para nós. Assim, saímos ganhando também com essa mentalidade.
Assim, na próxima vez que alguém agir mal, segure o impulso de julgar e rotular, respire fundo e pense “essa pessoa é boa, mas está numa situação ruim, o que posso fazer?”. O mundo fica melhor assim.
No livro “O Caminho 3T” (
www.3T.org.br) tem uma seção dedicada a Paz Interior, ensinando importante e eficazes técnicas para criar uma mentalidade positiva e pacífica, baseadas no caminho do yoga e na neurociência.
Seu amigo,
Giridhari Das
Veja o que estão falando do livro “O Caminho 3T”: “Graças ao caminho 3T e aos seus vídeos tenho superado um problema de carência emocional que tenho desde a infância!” – Jessica Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário